quinta-feira, setembro 06, 2012

PROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO COM A TURMA DA MÔNICA 2012

JUSTIFICATIVA: As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são bastante conhecidas pela garotada e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas. Como os personagens também são crianças, é comum que os alunos se identifiquem com alguns de les. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento para trabalhar temas transversais com as crianças da educação infantil. O presente trabalho tem por objetivo auxiliar o trabalho de professores em sala de aula de maneira lúdica e przzerosa, no sentido de despertá-los para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando -os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo. Utilizando recursos acessíveis estaremos contribuindo para a melhoria das condições de ensino em nossas escolas, sobretudo, nos aspectos relacionados aos métodos tradi cionais e com isso estaremos mais próximos de alcançar nosso principal objetivo, que é de mediar o conhecimento real e potencial, através da literatura infantil criando situações que suscitem a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes. OBJETIVO: O objetivo do projeto é incentivar a criatividade e a reflexão sobre a família, valores, higiene, alimentação saudável e as diferenças entre as pessoas, ampliando o universo cultural do aluno. As atividades estão relacionadas com cada personagem da turma da Mônica. Mônica: familia / valores Cascão: hábitos de higiene Magali: alimentação saudável Cebolinha: diferenças CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Pesquisa sobre a vida e obra e Maurício de Souza.Características sobre os ambientes que suas histórias retratam: aspectos físicos e geográficos... Espaços: casa, praça, escola. Música: apreciação... Trabalhando com os personagens da obra: para cada personagem estudado, será criado com a turma um novo subprojeto. Estas atividades e temáticas são sugestões que poderão ser modificadas conforme o andamento de nossos trabalhos
MÔNICA: * Características da personagem; * Nascimento da Mônica - nosso nascimento; * Família que a Mônica tem, e a minha? * Comemorando o dia das mães; * Brinquedo preferido: o sansão e o meu qual é? * Brincadeiras preferidas, brincadeiras folclóricas.
MAGALI: * Características: * Alimentação saudável; * Alimentos característicos das diferentes etnias;gaúcho, alemão, baiano e a culinárias das festas juninas.
CEBOLINHA: * Características: * Linguagem - a troca de letras, brincando com o vocabulário; * Diferentes tipos de textos: cartas, bilhetes, jornal; * Imaginação - criação de brinquedos folclóricos; * A família do Cebolinha - comemorando o dia dos pais.
CASCÃO: * Características: Trabalhsndo com a higiene; * Ele tem medo de água e vc? * Importância sobre a preservação da água; * Joga muito bem futebol e adora inventar planos com seu amigo Cebolinha.
CHICO BENTO: * Cracterísticas: Meio ambiente - onde o Chico mora: diferenciação sobre o campo e a cidade; * Animais: do sítico, da cidade, extintos, zool´[ogico, estimação. ALFABETO
NÚMEROS
NÚMEROS
CALENDÁRIO
MINHA INFÂNCIA:
FOTOS CARNAVAL NA ESCOLA: QUE MINIE MAIS FOFA
AS CRIANÇAS SE DIVERTIRAM
SEMANA DA ALIMENTAÇÃO
PÁSCOA
PROFISSÕES
FESTA JULINA